top of page
  • Foto do escritorGRESG

Autoconhecimento: a principal chave para a Autocura

Autoconhecimento: a principal chave para a Autocura, por Marco Aurélio.


Como você passou os últimos meses da sua vida? Ocupado, estudando e sentindo o tempo passar cada vez mais rápido? Quando foi a última vez que parou para encarar-se no espelho, refletir sobre sua missão de vida ou mesmo compreender seus sentimentos? Hoje queremos falar sobre algo muito importante na jornada do Autocura, o primeiro passo e sua principal chave, o autoconhecimento.

Autoconhecimento é conhecer a própria essência, ou seja, é ter domínio de si mesmo: em pensamentos, desejos, esperanças, frustrações e crenças. Esse conceito nos permite traçar um mapa pessoal que faz com que tenhamos oportunidade de interpretar melhor quem somos e, principalmente, onde queremos chegar.

Muitas pessoas evitam se conhecer com medo do que vão encontrar. No autoconhecimento é muito importante nos aceitarmos como somos, com nossas qualidades e nossas fraquezas, saber que somos capazes de muito mais do que imaginamos ser. E que nossos pensamentos e nossas crenças são resultado daquilo que somos e temos todo o poder do mundo para mudar.

Quando olhamos do ângulo da cura, muitas vezes as doenças aparecem como forma de aviso sobre o que precisamos mudar. E quando ficamos doentes, qual a primeira coisa que fazemos? Em geral, buscamos a solução mais rápida, mais fácil para resolver o problema. Mas, precisamos entender que muitas doenças são originárias de males que acumulamos durante nossas vidas e para resolvê-las de verdade precisamos encontrar a causa. Ela pode estar vindo de várias fontes, traumas de infância, ambiente de trabalho pesado, término de relacionamento, perda de um ente querido, convivência ruim com um familiar, entre tantas outras possíveis causas.

Cada um de nós deve aprender a identificar e entender as próprias dores, medos, angústias e sofrimentos. Devemos entender que nosso corpo e nossa mente o tempo todo emitem sinais das mais diferentes formas e entender esses sinais é parte do autoconhecimento. Precisamos estar abertos a buscar coisas que possam nos auxiliar a encontrar o foco e superação dos problemas encontrados no caminho.

Se conhecer é uma prática que é infinita e deve ser constante, afinal, você nunca é o mesmo e nunca passa pelas mesmas situações todos os dias. Tudo de novo que acontece serve para te ensinar algo a seu respeito. Por um lado, se isso parece trabalhoso, os resultados são gratificantes.

Para cada qualidade sua que você descobrir, sua confiança vai melhorar, assim como a sua autoestima, além de você saber exatamente como agir de acordo com a sua natureza em cada situação da vida. E esse é o ponto principal do autoconhecimento: descubra a sua natureza e saberá como agir de acordo com o que o seu coração sente e, assim, encontrará a felicidade diminuindo os efeitos e riscos de doenças.

O autoconhecimento é um gesto de amor a nós mesmos. Uma vez que amamos facilmente a quem conhecemos e confiamos, se não nos conhecermos, fica bem mais difícil nos amarmos e desenvolvermos autoconfiança, ficando sempre a mercê da vida ou de alguém que nos dê valor baseado na imagem que nos esforçamos a manter.

Se você por acaso sofre de ansiedade, inseguranças, sentimentos de inadequação, perfeccionismo, dúvidas constantes, não se sente capaz ou merecedor de realizar seus sonhos ou tem muita necessidade de aprovação; marque hoje mesmo uma viagem pra dentro de você!

46 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Patricia Santos
Patricia Santos
Apr 05, 2021

Viagem marcada!

Like
bottom of page