top of page
  • Foto do escritorGRESG

Evangelho no Lar - Ricardo Gembarowski

Culto do Evangelho no Lar (por Ricardo Gembarowski)


De acordo com o Curso de Reforma Íntima e Cura, que está sendo ministrado por Marco Bechara aqui no GRESG, “devemos fazer o Culto do Evangelho no Lar pelo menos uma vez por semana”. O que vem a ser isso?


Trata-se de uma reunião dos componentes do Lar sobre o Evangelho de Jesus de modo que o nosso lar seja higienizado pelos nossos pensamentos permitindo, desta forma, a influência com maior facilidade dos mensageiros do bem. Além disso, contribui de forma significativa para que tenhamos maior conhecimento sobre o Evangelho e, com isso, que possamos levar esse conhecimento para nossas reflexões a fim de buscarmos a nossa transformação moral.


O momento de paz e de compreensão que o Evangelho no Lar proporciona faz com que os componentes do lar sejam mais unidos e elevem o padrão vibratório do lar e também da vizinhança.


Portanto, meus irmãos, nosso lar se transforma em um ponto de luz. Segundo André Luiz, no trabalho de resgate que esses abnegados Espíritos fazem, muitos são levados a lares onde o Culto do Evangelho esteja sendo realizado, para ouvirem a palavra de Cristo e assim, terem paz.


Pode ocorrer certa resistência de membros do lar em fazer este tipo de reunião, mas não tem problema, você que está lendo este texto e passe por situação semelhante, pode, muito bem, fazer sozinho e, quem sabe, mais adiante os demais componentes do lar participem? Isso é normal ocorrer, tamanha luz e energia que envolvem este trabalho.


Um ponto muito importante que devemos destacar aqui no texto é o fato de não darmos passividade aos Espíritos presentes na reunião, para quem possui determinada mediunidade. O objetivo do Culto do Evangelho no Lar não é este e havendo necessidade de comunicação do Espírito com o médium, esta tarefa deve ser realizada na Casa Espírita, com a proteção e a coordenação necessárias.


Como fazer o Evangelho no Lar?


· Escolher um dia e uma hora por semana, em que seja possível a presença de todos os elementos da família, ou da maior parte deles. Observar, rigorosamente, esse dia e essa hora da reunião, para facilitar a assistência espiritual.


· Iniciar a reunião com a leitura de um “livro de página”, como Fonte Viva, Pão Nosso ou Caminho, Verdade e Vida, de Emmanuel com psicografia de Chico Xavier, podendo ser feita de forma sequencial ou aberto ao acaso. Isso ajuda na harmonização. Um membro da reunião pode fazer a leitura.


· Após a leitura, uma prece, simples e espontânea, em que, mais que as palavras, tenha valor os sentimentos, não devendo, portanto, ser decoradas. Outro membro da reunião pode fazer a prece.


· Fazer a leitura, metódica e sequente, de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”.


· Comentários breves sobre o trecho lido, buscando sempre a essência dos ensinamentos de Jesus, para a sua aplicação na vida diária. A reunião poderá ser dirigida por uma pessoa que deverá incentivar a participação de todos os presentes, colocando as lições ao alcance dos de menor compreensão.


· Pode-se deixar água filtrada para ser fluidificada durante a reunião, devendo a mesma ser bebida por todos da família, logo após o término do Evangelho. Esta tarefa cabe aos Espíritos que comparecem à reunião.


· Prece de encerramento: Agradecer a Deus e a Jesus e seus Mensageiros do Bem, pelos ensinamentos recebidos, e pela colaboração e companhia diária.


DICAS


Não suspender a prática de Evangelho do Lar em virtude de visitas, passeios adiáveis ou acontecimentos fúteis.


A duração da reunião deverá ser de trinta minutos, aproximadamente.


Orientação para o caso de haver crianças na reunião, os pais devem observar a idade de seus filhos e incentivar a participação para que eles possam iniciar com segurança a nova experiência. Colaborando nas preces, comentários e fazendo perguntas. Deve ser acrescentado livros de história infantil, despertando neles o interesse e gosto pelos ensinamentos de Jesus.


Agora, vamos praticar?


Abraços a todos, muita paz e até a próxima!


79 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page