top of page
  • Foto do escritorGRESG

Ouvidos de Ouvir - Bárbara Von Wieser

Atualizado: 15 de dez. de 2020

OUVIDOS DE OUVIR – A IMPORTÂNCIA DE SILENCIAR A MENTE, O CORAÇÃO E O CORPO PARA OUVIR DE VERDADE O QUE O OUTRO TEM A DIZER.


Frequentemente temos a impressão de que o tempo passa cada vez mais rápido. O final do ano já está chegando e parece que o último Natal foi “ontem”. Dia a dia vamos nos envolvendo com nossas tarefas, sejam domésticas, de trabalho, ou alguma outra obrigação do cotidiano, e acabamos nos voltando para nós mesmos e para tudo aquilo que nos comprometemos a fazer.

Focados no nosso mundinho, não nos damos conta que as relações humanas são, na verdade, o grande e primordial motivo de tudo, uma vez que estamos passando por mais essa existência para evoluirmos enquanto espíritos. E para evoluirmos precisamos aprender a amar uns aos outros assim como a nós mesmos, como já ensinou nosso grande Mestre Jesus.

No estágio evolutivo em que nos encontramos, ainda é muito difícil seguirmos à risca os ensinamentos de Jesus porque tratamos diariamente com o egoísmo, derivado do orgulho - vicissitude comum num mundo de provas e expiações como a Terra.

Fomos condicionados desde os primórdios a, instintivamente, lutarmos pela nossa própria sobrevivência e por isso até hoje damos prioridade a nós mesmos e “aos nossos” na esteira das decisões. A luta pela sobrevivência continua, mas não de forma literal. Não fugimos de feras carnívoras, mas lutamos para sobreviver em sociedade, no mundo do “eu sou” e do “eu tenho”.

Com essa luta, deixamos de prestar atenção ao nosso objetivo primordial, a evolução no Amor. Perdemos ótimas oportunidades quando, em meio ao turbilhão de informações e acontecimentos cotidianos, deixamos de disponibilizar tempo e energia para nossos irmãos e de cultivar as interações humanas e o exercício da empatia.

Quantas mágoas e desentendimentos já não aconteceram exatamente porque não houve o interesse real por ouvir o outro com ouvidos de ouvir, respeitando seu ponto de vista? Quantas soluções simples para problemas sérios não seriam alcançadas se ouvíssemos as contribuições de todos com ouvidos de ouvir? Quantas vidas se tornariam mais leves e quantos problemas da alma seriam solucionados só pelo fato das pessoas se sentirem acolhidas ao serem ouvidas com atenção?

Para nos desenvolvermos moralmente e caminharmos na direção do Amor, precisamos conhecer o outro. Devemos deixar um pouco para trás nossos impulsos ancestrais de “primeiro eu”, e treinar esse ouvir genuíno. Ele é capaz de curar tanto quem está falando como quem está ouvindo, porque é Amor em forma de Devoção.

Que possamos reservar mais tempo para nos afastarmos do turbilhão da vida moderna, para silenciarmos um pouco as nossas questões internas, para adiarmos por umas horas os compromissos cotidianos e olharmos para fora de nós mesmos, voltando nossa atenção, de verdade, para ouvir o que o outro tem a dizer.

52 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1件のコメント


Antonieta Aromatis
Antonieta Aromatis
2020年11月30日

Excelente texto. Uma frase q sempre uso é "que tenhamos ouvidos de ouvir". Obrigada por confirmar essa necessidade, Bárbara.😍

いいね!
bottom of page